quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Proinfo - Atividade de casa – Aula 3


1)Visite o site:www.eca.usp.br/moran/                                                            Na opção "Educação inovadora", escolha um texto para você ler. Após a leitura, produza um texto sobre o que você leu.

O tradicional e as novas possibilidades.
Atualmente, a velocidade que o uso das tecnologias oferece, tem deixado os modelos tradicionais de ensino balançados. Busca-se atender ao aluno da forma mais significativa, mas enquanto os serviços prestados não quebrarem o casulo que os envolvem  esse atendimento não será efetivado.  A obrigatoriedade legal  ainda mantém o sistema educacional vivo, mas esse não consegue atingir seus objetivos reais: a construção do ser como um todo.

A velocidade da informação e a globalização que as tecnologias oferecem estão cada vez mais obrigando as escolas e os sistemas de ensino a sacudirem suas bases e buscarem uma educação de qualidade e significativa, que possibilite ao aluno o acesso ao conteúdo de forma que ele próprio encontre significado na construção de seu conhecimento e consequente mente o seu desenvolvimento pleno.

É necessário que os professores e demais profissionais da educação se preparem para atender a esse aluno multimídia, cada vez mais sedento de informação. Ao mesmo tempo, não bastam altas tecnologias se não se faz bom uso destas. O uso da tecnologia deve ser a ferramenta que possibilita a ampliação do horizonte educacional, sendo usado de modo a atender aos anseios dos alunos e os objetivos dos professores.

As escolas precisam se tornar espaço de construção de conhecimento, onde os professores assumem o papel de mediadores desse processo de aprendizagem; o currículo seja criativo, possibilitando o respeito às especificidades de cada aluno; onde se eduque de forma a desenvolver a confiança e a autoestima dos alunos; onde a família seja parte integrante de todo o processo educacional.

Nas palavras de Moran, “Na escola que temos, aprendemos pouco e não aprendemos o principal: a sermos pessoas plenas, ricas, criativas e empreendedoras. Para isso precisamos aprender a ler, a compreender, a contar, a escolher uma profissão, mas precisamos fazê-lo de forma diferente a como o estamos fazendo até agora, insistindo na integração entre a dimensão intelectual, a emocional e a comportamental de uma forma criativa e inovadora.”

Temos um grande desafio pela frente. Mas um desafio plenamente possível de se superar.


Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/escola.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário