quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Proinfo - Atividade de casa - Aula 1



1) Quem usa o laboratório de informática? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
Em minha opinião, os laboratórios de informática ainda não são utilizados de forma efetiva na maioria das escolas. Os alunos adoram utilizar as salas de informática, os computadores, mas ainda não o fazem como poderiam. É necessário ainda uma tomada de consciência por parte dos profissionais envolvidos acerca das possibilidades que esse espaço oferece.

2) Quais as mudanças, na sua opinião, que o laboratório de informática trouxe para as escolas?
Penso que os laboratórios se configuram em importante ferramenta de apoio e complementação para o acesso ao conteúdo escolar. Como atendo a alunos surdos, o uso do computador facilitou muito a compreensão dos conteúdos por parte do aluno, possibilitando a assimilação dos mesmos, favorecendo, assim, o seu pleno desenvolvimento escolar e a sua construção do conhecimento.

3) O uso das TIC’s nas escolas está promovendo ou não a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes” (como diz Leonardo Boff)?Justifique sua resposta.
Se bem utilizadas, as TIC’s podem sim promover o desenvolvimento pleno do aluno, seu pensamento crítico e seu olhar de mundo. O uso destas tecnologias possibilita ao aluno um universo infinitamente maior de experiências, que contribuem para sua formação como ser ativo, crítico e consciente.

4) O uso da tecnologia na educação está promovendo ou não aprendizagem significativa e crítica? Justifique sua resposta.
O uso adequado da tecnologia na educação pode se configurar na mais potente ferramenta de apoio na construção do conhecimento, promovendo real e significativa aprendizagem e, consequentemente, pleno desenvolvimento do aluno. Quando digo ‘uso adequado’ me refiro ao fato de que, na maioria das vezes, os laboratórios de informática são utilizados como espaço de recreação, onde os alunos “brincam” com joguinhos sem nenhum objetivo de aprendizagem ou construção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário