quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Proinfo - Atividade de casa - Aula 2



O laboratório de informática pode ser um local que possibilita interações, pesquisas, autonomia, criatividade e muito mais; enfim, pode ser um lugar rico para a construção do conhecimento.
Reflita: Como você poderia incluir a utilização do laboratório de informática nas suas aulas, pense em estratégias pedagógicas e ferramentas tecnológicas necessárias para essa inclusão.

Como articuladora da LIBRAS, sempre preciso recorrer ao computador e ao laboratório de informática em busca de novos sinais da língua; imagens descritivas que possibilitem ao meu aluno surdo a compreensão dos conteúdos propostos pela regente; em pesquisas pedagógicas em geral.
Considero o laboratório de informática e as TIC’s, importantes ferramentas de inclusão de alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais, bem como facilitador da aprendizagem destes e dos demais alunos.
Na escola em que o aluno que acompanho está inserido, temos buscado cada vez mais lançar mão dessa ferramenta para que os alunos possam construir seu conhecimento de forma mais significativa, palpável, real.
Recentemente utilizei o computador como apoio para sanar dificuldades que o aluno encontrava para compreender o processo da divisão, através de apresentações animadas de todo o processo, passo a passo. Ao visualizar a divisão sendo construída por etapas, com animação, com o recurso visual, o aluno conseguiu compreender o processo de forma tranquila, e significativa.
Tais apresentações foram conseguidas através de pesquisa em sites pedagógicos. Além disso, utilizei também alguns jogos que o próprio sistema Linux Educacional oferece.
O uso do computador tem sido um grande aliado na superação da limitação do aluno, possibilitando assim o acesso ao conteúdo, a construção do seu conhecimento, bem como, a sua real inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário